top of page

ENSINO

A teoria histórico-cultural vem ao encontro de nossas expectativas, pois traz em sua concepção um ser ativo e pensante, uma visão voltada para homem e meio. O desenvolvimento pedagógico baseado na teoria de Vygotsky aponta para a vinculação deste com o contexto sócio-histórico, pois a base de sua teoria se encontra no materialismo histórico-dialético, através do qual todos os fenômenos devem se estudados como processos em movimento e em mudança, portanto se fundamenta na concepção de que a consciência humana se produz numa relação histórica e num movimento dialético de interação e transformação do homem com o meio em que vive.

Concebemos a diversidade como principio formativo, portanto, aspectos políticos, culturais, científicos e tecnológicos fazem parte de um currículo estrutural para que  se projetem futuras possibilidades de ação e ressignificação da escola e da prática educativa.

Se a cultura é construída no contexto das relações sociais e as diferentes culturas fazem parte do cotidiano da escola, o conhecimento dessas diferenças  é importante para combater práticas etnocêntricas que transformam essas diferenças em desigualdades.

bottom of page